Cacoal/RO, 17 de maio de 2024 – 04:13
Search
Search
17 de maio de 2024 – 04:13

Coluna do Xavier – CACOAL: OS VEREADORES, OS AUTISTAS E A PIROTECNIA…

*Por Frnancisco Xavier Gomes

 

CACOAL: OS VEREADORES, OS AUTISTAS E A PIROTECNIA…

 As pessoas que acompanham as discussões na Câmara de Cacoal certamente já viram muitas cenas que revelam a falta de preparo dos vereadores e certamente já viram muitas cenas que revelam a falta de amor prórprio de muitos edis, nesta legislatura e outras. Entretanto, essa legislatura tem se destacado, pela submissão ao Poder Executivo, pela falta de preparo de diversos vereadores e pelo uso de servidores comissionados como soldadinhos para bater palmas para inúmeros absurdos. Mais de uma vez, o Conselho do FUNDEB também já foi usado como plateia para atender necessidades pirotécnicas da atual Administração Municipal e de boa parte dos vereadores que aceitam ser manipulados pelo prefeito e por diversos assessores da Prefeitura de Cacoal, como se a eleição deles fosse algo que somente teria sido possível com a assinatura e ordens do alcaide. Recentemente, até as famílias de crianças autistas de Cacoal foram usadas para essas manobras políticas, inclusive com o aval de diversos juristas da Administração Municipal e cabos eleitorais de Seo Antunes. Isso é um despautério…

 Por vários meses, os vereadores, controlados pelo prefeito e liderados pelo vereador Kapichão das Demandas, usaram a tribuna da Câmara de Cacoal  para dizer que mais de 200 crianças autistas do município dependiam da aprovação, pelo plenário da Casa de Leis, de um projeto que deveria autorizar a realização de um Teste Seletivo, sem o qual não seria possível atender às crianças autistas. Segundo os vereadores controlados pelo prefeito, que inclusive fizeram várias lives nas redes sociais, o Centro de Autistas de Cacoal seria uma referência de Rondônia, a partir da aprovação do tal projeto. A primeira mentira pregada pelos vereadores, e por vários puxa-sacos deles, refere-se à “necessidade” de aprovação do legislativo para a realização de teste seletivo. Isso não existe em nenhuma lei brasileira e muito menos nas leis de Cacoal, que são totalmente diferentes das leis de outros municípios. Para realizar um teste seletivo, é necessário apenas que o Poder Executivo elabore um edital com as regras e faça a seleção dos profissionais. Não precisa de votação nenhuma! Quem disser outra coisa desconhece totalmente as normas da Administração Pública ou usa de pura má fé, o que parece ser o caso de muitos prosélitos da atual administração, incluindo-se os vereadores que participaram dessa pataquada…

 Após todo o barulho, vejamos os profissionais que a prefeitura de Cacoal convocou, referente ao teste seletivo, para atender às necessidades do Centro do Autista: 01 Agente de Manutenção e Reparos; 02 Braçais; 02 merendeiras; 01 zeladora; 03 Motoristas de Veículos Pesados; 02 Instrutores Musicais; 01 Intérprete de Libras; 01 Mecânico Geral; 02 Psicopedagogos; e 01 Eletricista. Somente na cabeça de pessoas como Toninho do Jornal (também conhecido como Toninho Extremista) cabe a ideia de que esses profissionais serão contratados para atender os autistas de Cacoal. Talvez os psicopedagogos e o instrutor musical até sejam lotados para esta finalidade, mas não seriam suficientes para atender 200 crianças. Somente na cabeça da suposta professorinha Keila, uma apedeuta que está entre os bajuladores da Administração Municipal, visando apenas sinecuras, caiba a ideia de um Centro de Autista que precisa de motoristas de veículos pesados. E vai aparecer algum tonto dizendo que esta é apenas a primeira turma convocada, mas outras pessoas serão chamadas. Quer dizer que esses são os profissionais prioritários para funcionar um Centro de Autista?

 Uma lista de prioridades para contratar profissionais que atendem autistas deveria ter, obrigatoriamente, Fisioterapeutas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos… E não poderia ser somente 01 profissional de cada área, porque cada criança tem um tempo mínimo de atendimento. Um psicólogo não atende 200 pessoas por dia; um fonoaudiólogo não atende 200 pessoas por dia… Esta convocação feita recentemente é prova clara de que os vereadores pirotécnicos, Toninho Extremista e a suposta professorinha Keila são apenas nefelibatas que foram usados e usaram a bandeira dos autistas para alimentar o ego de políticos sem nenhum compromisso com essas famílias. O presidente do SINSEMUC e o Assessor Jurídico do sindicato declararam publicamente que os servidores municipais entrariam em greve, caso o município não contratasse merendeiras para as escolas municipais. Se as 02 merendeiras contratadas fossem para o Centro de Autistas, as escolas seguiriam com 01 merendeira atendendo 600 crianças. Cadê a greve? Cadê o Conselho do FUNDEB, que também foi usado nesse teatro patético? Cadê a suposta professorinha Keila?

Na reunião ocorrida antes da aprovação do projeto, que nada tem a ver com o atendimento aos autistas, o Secretário da Educação fez um discurso emocionante, dizendo que “a educação não pode parar”. Não dá para acreditar que um município de 100 mil habitantes teve o início das aulas adiado por tantos dias, pela falta de duas merendeiras. Não dá para acreditar que um sindicato como o SINSEMUC faria uma greve por causa da falta de duas merendeiras. Não dá para acreditar que a educação de Cacoal estava parada pela falta de 03 motoristas. A única coisa que posso dizer à suposta professorinha Keila e aos demais mamulengos dessa administração é: RESPEITEM AS FAMÍLIAS DOS AUTISTAS!!! RESPEITEM A EDUCAÇÃO!!! Tenho dito!!!

 

*FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e jornalista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp