Cacoal/RO, 27 de abril de 2024 – 19:05
Search
Search
27 de abril de 2024 – 19:05

Miss Brasil Mundo e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase representam o Brasil em seminário no Vaticano 

Neste ano, o evento tem o objetivo de examinar o progresso feito contra a hanseníase no mundo e os desafios que permanecem 

No dia 21 de janeiro a comitiva composta por representantes do Concurso Nacional de Beleza e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, parte para a Itália rumo ao evento “Leave No One Behind, Simpósio Internacional no Vaticano sobre hanseníase e APELO GLOBAL 2023 para acabar com o estigma e a discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase”, que acontece entre os dias 23 e 24 de janeiro, Presencialmente no auditório “P. Agostino Trape”, no Patristic Institute Augustinianum, em Roma, com transmissão via Zoom para inscritos e interpretação simultânea para Inglês com Italiano, Francês e português. No Brasil, diversas ações em alusão ao Janeiro Roxo estão sendo feitas simultaneamente.

Em 2016, um Simpósio Internacional foi realizado no Vaticano, intitulado “Rumo a um cuidado holístico para pessoas com hanseníase, respeitoso com sua dignidade”. Desde aquele simpósio, o número de novos casos permaneceu mais ou menos constante até que a pandemia de coronavírus afetou os serviços de hanseníase, interrompeu a busca de casos e registrou uma grande queda nos novos casos a partir de 2020. A pandemia tornou mais difícil para as pessoas afetadas pela hanseníase receberem tratamento e cuidados com a deficiência e impactou o seu dia-a-dia e a vida de muitos outros indivíduos socialmente vulneráveis. Por isto a Santa Sé e a Iniciativa de Hanseníase Sasakawa, bem como a Fundação Raoul Follereau e a Associação Italiana Amici di Raoul Follereau, decidiram que era a hora de um segundo simpósio internacional sobre a doença.

Neste ano, o evento tem o objetivo de examinar o progresso feito contra a hanseníase nos últimos seis anos e meio e os desafios que permanecem, e oferecer às partes interessadas a oportunidade de discutir ações futuras para alcançar um mundo livre da hanseníase e seus problemas associados. E também incorporará a cerimônia de lançamento do Apelo Global 2023 para Acabar com o Estigma e a Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Hanseníase.

O evento contará com especialistas em hanseníase do mundo todo promovendo a campanha “Não deixe ninguém para trás”. – inclusive o próprio pontífice da Igreja Católica, o Papa Francisco, enviou uma mensagem para as pessoas afetadas pela hanseníase que será apresentada no evento.

A comitiva do Morhan é composta por Artur Custódio, coordenador nacional do movimento, Faustino Pinto, vice coordenador nacional e representante do Brasil na Global Partnership for Zero Leprosy, e Patrícia Gonçalves, da diretoria nacional do movimento e Conselheira Nacional de Saúde, que representará as pessoas afetadas pela doença no evento, Letícia Frota, Miss Brasil Mundo 2023 que também é a Embaixadora pela Eliminação da Hanseníase do Morhan, e Marina Fontes, co diretora do CNB.

Faustino Pinto representará todas as pessoas atingidas pela hanseníase na mesa de abertura do evento, que contará com a presença do Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom. E Letícia Frota, Miss Brasil Mundo 2023 que também é a Embaixadora pela Eliminação da Hanseníase do Morhan, fará a leitura do Apelo Global 2023 e falará sobre o projeto do Beleza pelo Bem e a parceria com o movimento, que há mais de dez anos leva o Brasil para o Miss World e foi premiado em Londres em 2014.

Saiba mais

Hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos. Com o tratamento adequado, a partir da medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde de todo país, a doença tem cura. A transmissão se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento afetadas pela doença na sua forma multibacilar. A partir do início do tratamento, a doença deixa de ser transmissível. São sinais e sintomas da doença: Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.

Para mais informações e para se inscrever como voluntário/a, contate o Morhan pelo ZapHansen: (21) 97912-0108

Acompanhe o Morhan nas redes:

facebook.com/Morhan.Nacional

instagram.com/morhannacional

youtube.com/TVMorhan

twitter.com/morhanbr

Contato comunicação do Morhan e coordenação nacional – Jornalista Fernanda Guedes (55 98434-5972) – Coordenador nacional Artur Custódio (21 98226-3124).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp